segunda-feira, 19 de abril de 2010

Atividade: Aspectos positivos e negativos da modalidade de EAD.

POSITIVOS:

  • Alcance das grandes massas, uma vez que democratiza o acesso ao ensino, favorece aos que possuem dificuldades em frequentar as aulas presenciais, seja por questões de horário, espaço geográfico ou ainda problemas de locomoção (deficientes físicos) uma vez que nossa sociedade ainda não tem o compromisso de adequar meios de transporte, vias públicas etc.
  • Alternativa de acesso a informação/conhecimento, ou seja, de inclusão educacional, permitindo inúmeras pessoas a realizarem um tipo de formação em que não há necessidade de espaço definido;
  • Flexibilidade de horários (versatilidade temporal);
  • Os ambientes virtuais de aprendizagem face a difusão das TICs podem ser mais expressivos e interativos.
  • A EAD também leva o aluno a uma maior disciplina em relação ao estudo, pois,  ao contrário do que se pensa, é preciso total dedicação do educando ao fazer um curso a distância.
  • Muitas empresas, levam a educação aos seus funcionários, seja em cursos formais ou treinamentos de capacitação em horário de trabalho, levando o próprio funcionário ao estímulo pelo crescimento profissional.

NEGATIVOS:

  • Talvez ainda seja um ponto negativo em EAD a demora (em alguns casos) do feedback do professor às dúvidas do aluno.
  • Deve-se levar, também, em consideração que cada pessoa possui seu canal de aprendizagem, ou seja, uns aprendem melhor lendo, outros lendo e escrevendo e e outros lendo escrevendo e fazendo. É claro, que por qualquer que seja a sua forma de aprender é possível desenvolver suas habilidades dentro de um curso a distância, o que pode ou não elevar o seu nível de aprendizagem.
  • Resistência por parte de determinado público, que expressa certa descredibilidade quanto ao aspecto da qualidade educacional;
  • Prestação de serviços que se preocupa mais com o fornecimento de cursos do que com a construção do conhecimento - os chamados fast-food em EAD;
  • Centralidade de alguns cursos em EAD no material impresso, não se diversificando as mídias interativas e consequentemente dificultando o processo de lapidação do conhecimento.
  • Falta, em alguns cursos a distância, o trabalho da neuro-linguística, com o objetivo de melhorar a aprendizagem e a autonomia do aluno.


Utilização do blog pelos estudantes do curso de pós-graduação em tecnologia educacional.

PARTICIPANTES:

Alessandra Rocha
Carla Lima
Claudia Francis
Ivan Coelho
Marcia Bahia
Rosana Lodi
.